Defesa Civil de Bacabal atende as primeiras 5 famílias desabrigadas pelo Rio...

Defesa Civil de Bacabal atende as primeiras 5 famílias desabrigadas pelo Rio Mearim

121
0
COMPARTILHAR

Na manhã desta terça-feira, 2, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) instalou em abrigos disponibilizados pela  Prefeitura de Bacabal, 5 famílias desabrigadas pelo Rio Mearim.

O monitoramento do nível do Rio Mearim em Bacabal tem sido feito duas vezes por dia, por técnicos da Defesa Civil. O nível normal é de 2 metros, quando essa marca foi ultrapassada a Prefeitura de Bacabal mobilizou as secretarias de Saúde, Administração, Obras, Assistência Social e a secretaria de Educação para se empenharem junto com a Defesa Civil na aplicação do Plano de Contingência.

O Plano de Contingência é o documento que norteia as ações de monitoramento de desastres no Município e também as ações para atender às vítimas desses desastres. É o caso da enchente do Rio Mearim que costuma desabrigar dezenas de famílias.

Famílias desabrigadas no bairro Presídio

Neste ano, depois que ultrapassou a marca normal, o nível das águas não caiu mais. Nesta terça-feira a Defesa Civil registrou o nível mais alto neste ano: 5,99m.

As primeiras famílias desabrigadas são do bairro Presídio. A primeira foi alojada na tarde de segunda-feira (1º de abril) no ginásio vereador Joãozinho Silva, na Vila São João.  Na manhã de hoje foram alojadas no Estádio José Corrêa, 4 famílias também do Presídio.

O coordenador da Defesa Civil Luiz Washington Veloso disse que a Defesa Civil está preparada para alojar as famílias: “Nós nos programamos para atender essas famílias e contamos para isso com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Administração de Bacabal. O prefeito Edvan Brandão determinou que os abrigos sejam dotados de condições dignas para abrigar essas famílias tão penalizadas pela cheia do Mearim”.

RESPONDER