Prefeitura e o povo festejaram juntos os 99 anos de Bacabal

Prefeitura e o povo festejaram juntos os 99 anos de Bacabal

324
0
COMPARTILHAR
Público que particiou da cerimônia em frente à Prefeitura. Foto: Denise Marques

A Prefeitura de Bacabal realizou desde sábado (13) a comemoração do aniversário de emancipação política do município de Bacabal.

Foram cinco dias de eventos, que incluíram a Solenidade de comemoração dos 14 anos do SAMU (releia aqui ), a entrega de certificados de conclusão para alunos dos cursos ofertados pela Secretaria de Emprego e Renda de Bacabal (releia aqui), Shows musicais no Centro Cultural ( releia aqui) e o sorteio dos endereços dos Residenciais Lisboa I e II, evento realizado pela Secretaria de Assistência Social.

Para o dia 17,  data da emancipação política de Bacabal, a Prefeitura programou uma bonita solenidade que foi realizada em via pública em frente o prédio da Prefeitura..  Protegidos do sol por grandes tendas, as autoridade e convidados assistiram à cerimônia confortavelmente sentados. Estavam presentes a vice-prefeita Graciete Lisboa, Vereadores, Secretários Municipais, o deputado estadual Roberto Costa e o deputado federal João Marcelo.

Ver. Manoel da Concórdia, Dep.João Marcelo e prefeito Edvan Brandão

O roteiro do evento foi iniciado com o hasteamento das Bandeiras, pelo Prefeito Edvan Brandão, o vereador Manoel da Concórdia – Presidente da Câmara – e o deputado federal João Marcelo. A Banda Santa Cecília, regida pelo maestro Victor Emanuel, executou o Hino Nacional.

Um coral de crianças da escola Alice Mendes cantou o Hino de Bacabal que tem letra composta pela professora Iranise Lemos.  Outra atração da cerimônia foi o Coral da Escola de Música Almir Garcez Assai, formado por alunos do curso de Canto. O coral é regido pela maestrina Vanessa Cristina e entoou um hino de louvor.

Dom Armando cumprimenta o prefeito Edvan Brandão – Foto: Denise Marques

O momento religioso do evento foi presidido pelo Bispo D. Armando Gutierrez e pelo pastor Valbert Alves da Silva, da Igreja Assembleia de Deus.

Pastor Valbert, da Assembleia de Deus – Foto: Melquesedeque Morais

Homenagens a pessoas ilustres

O prefeito Edvan Brandão resolveu prestar homenagem a cinco pessoas, como representativas do povo bacabalense. A elas entregou uma placa com a seguinte texto grafado : “Homenagem – o seu empenho e dedicação por esse querido município enche de orgulho e gratidão toda a população de Bacabal”.

Foto: Melquesedeque Morais

A Irmã Christelle Miranda foi uma das homenageadas. Ela é a Coordenadora da Creche Madre Esperança, um trabalho social que atende aproximadamente 160 crianças dos Bairros Pantanal e Santos Dumont, bairros muito pobres da cidade de Bacabal.

Foto: Denise Marques

A artista Zeneide Miranda também foi homenageada.  Cantora renomada na região do Médio Mearim ela é a primeira intérprete do Hino de Bacabal. Uma das mais belas vozes do Maranhão, ícone da cultura bacabalense.

Foto: Louremar Fernandes

O criador do Armazém Paraíba, célula embrionária do Grupo Claudino foi um dos homenageados. O senhor João Claudinho não pode comparecer mas se fez representar pelo Gerente do Armazém Paraíba em Bacabal, Erisvaldo Lobo.

Foto: Denise Marques

Quem também recebeu uma placa das mãos do prefeito Edvan Brandão foi o empresário Expedito Rodrigues. Ele é fundador das Lojas Sucesso Magazine.

Foto: Acervo da família

O secretário de Obras e Urbanismo de Bacabal, Carlos Jorge Santos Silva, não pode ser homenageado durante a cerimônia porque está internado, em recuperação de uma cirurgia a que foi submetido.  Carlos Jorge é um dos principais auxiliares e conselheiros do prefeito Edvan Brandão. Pelo laço de amizade Edvan fez questão de entregar a homenagem no hospital durante uma visita que fez ao secretário Jorge na noite do dia 17 de abril.

Tecnologia para uma nova Bacabal

Foi apresentado na cerimônia de aniversário um projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente- Semmam.

Segundo determinação do secretário José Oliveira Brito, os técnicos da Semam desenvolveram o projeto Coletores Seletivos para lixo úmido e lixo seco.

Foto: Denise Marques

O Objetivo do projeto é incentivar a população a jogar lixo nos locais adequados. Ajudando a manter a cidade limpa e evitando inúmeros transtornos causados pelo lixo

O projeto Coletores Seletivos é desenvolvido em parceria com empresas da iniciativa privada. Nessa fase 60 Coletores serão distribuídos em pontos estratégicos do Centro da cidade. São empresas parceiras nesse projeto: Construnorte, Armazém Paraíba, Eurosono e Ceramica Paizão.

Perfuratriz de poços – Foto: Melquesedeque Morais

Outra novidade para o município de Bacabal foi apresentada pela equipe do Saae. Chegou há poucos dias na cidade uma perfuratriz para poços de grande profundidade. É uma máquina orçada em mais de 1 milhão de reais e inclui a perfuratriz, tanque, guincho, e caminhão para transporte. A perfuratriz foi cedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, através de indicação do Deputado João Marcelo e tem autonomia de perfuração de até 200 metros.

Isenção que pode beneficiar 15 mil famílias

Foto: Denise Marques

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Edvan Brandão fez o anúncio de um projeto que pode beneficiar até 15 mil famílias que ficarão isentas do pagarem a taxa de iluminação pública. O projeto foi entregue em mãos do vereador Manoel da Concórdia, presidente da Câmara Municipal. Cabe aos vereadores analisarem o projeto e votarem para que seja efetivada a isenção para os bacabalenses.

A cerimônia do aniversário terminou com o tradicional ‘Parabéns Pra Você’, executado pela Banda Santa Cecília e o corte do bolo de aniversário que foi servido para os pessoas presentes.

Foto: Melquesede Morais

Logo depois o prefeito Edvan Brandão convidou a todos para uma visita ao prédio da prefeitura que passou por uma reforma cujo principal objetivo foi dotar o prédio de boas condições de trabalho para os servidores e um ótimas instalações para atendimento do povo bacabalense.

Foto: Melquesede Morais

Inaugurações

A comitiva do prefeito Edvan Brandão seguiu da Prefeitura para o estádio de futebol Merecão. O Estádio localizado no bairro Ramal passou por uma reforma com verba destinada pelo senador João Alberto. Coube ao prefeito Edvan Brandão reinaugurar o Merecão, cuja história é marcada por ter jogado em seu gramado um dos maiores jogadores do mundo, o genial Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha.

Foto: Denise Marques
Foto: Denise Marques

Outra obra entregue para os bacabalenses foi a reforma da escola São João Batista, no bairro Alto da Assunção. Várias escolas do Município passaram por uma ampla reforma este ano. A visita do prefeito Edvan e comitiva nessa escola simbolizou a entrega de todas as demais para a comunidade.

Na entrada alunos se postaram em fila e receberam a comitiva do prefeito, com aplausos e grande alegria. Num ato rápido mas carregado de emoção, os discursos versaram sobre a dedicação dos educadores e a importância da educação para a construção de uma nova realidade.

Foto: Denise Marques
Foto: Denise Marques

Crianças do Projeto Vamos fizeram uma apresentação musical. O projeto Vamos! Criança, desde 2017, busca ampliar os espaços educativos e trabalha em parceria com a Unidade de Ensino São João Batista.

Foto: Denise Marques

O prefeito Edvan Brandão ao comentar o dia do aniversário da cidade disse: “Eu estou feliz, primeiro pela forma bonita e elegante como conseguir recepcionar o nosso povo na cerimônia de aniversário. Depois porque nossa equipe foi muito bem recebida por onde passamos, sempre levando a mensagem de que nossa cidade vai progredir cada vez mais, com muito trabalho e dedicação da nossa parte”

RESPONDER