SAÚDE: Os números do Materno Infantil

foto alberto0O diagnóstico da saúde no País não é dos melhores. A falta de estrutura e a carência de profissionais em áreas mais complexas, coloca o Brasil numa situação vexatória na medida em que se registra crianças nascendo em calçadas de hospitais, população sem acesso a remédios e filas quilométricas para se conseguir atendimento. Devido a escassez de recursos os municípios são os mais afetados e onde a cobrança é mais exacerbada. Se não houver uma metodologia de trabalho que possa superar essas adversidades, o caos é eminente. Em Bacabal, por exemplo, onde o sistema de saúde estava praticamente desativado, os números do primeiro semestre deste ano revelam os avanços no setor. Somente no Hospital Materno Infantil são realizados mensalmente quase 3.000 atendimentos. Confira os dados de Janeiro a Julho de 2013.

• Prevenção do Câncer de Mama (Mamografia)……………503
  • Partos Normais……………………………………………………….530
  • Cesariana……………………………………………………………….744
  • Curetagem e Infecção Urinária………………………………….174
  • Ligadura de Trompas………………………………………………..043
  • Obstetrícia……………………………………………………………1.800
  • Pediatria………………………………………………………………7.362
  • Teste do Pezinho……………………………………………………..908
  • Genecologia Ambulatorial………………………………………1.692
  • Ambulatorial Obstétrico…………………………………………1.625
  • Consultas Pediátricas de Ambulatório………………………1.608
  • Total de Procedimentos……………………………………….16.989

O Materno Infantil que realiza procedimentos de baixa, média e alta complexidade depõem de um corpo clinica formado por 5 Obstetras, 3 Pediatras, 4 Ginecologistas, 15 Enfermeiros e 64 Técnicos em Enfermagem.