Programa Mais Remédios, da Semus, abastece todas as Unidades de saúde do...

Programa Mais Remédios, da Semus, abastece todas as Unidades de saúde do município.

193
0

O final de semana foi de intenso trabalho para as equipes da Central de Medicamentos da secretaria municipal de saúde (Semus). No almoxarifado, coordenado pelo Dr. Antônio Pessoa, as equipes se desdobraram no sentido de promover a entrega dos medicamentos essenciais constantes do Programa Mais Remédios, do governo municipal.

Foram beneficiados com os medicamentos o Hospital Geral de Bacabal (HGB), o Hospital Materno Infantil de Bacabal (HMIB), o Centro de Saúde Dr. Coelho Dias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS’s). O secretário de saúde, Dr. Silas Duarte de Oliveira, frisou que a ação é uma determinação do prefeito Edvan Brandão de Farias, e visa atender a toda população da cidade.

Ao explicar os objetivos do Programa Mais Remédios o secretário Silas Duarte que o Ministério da Saúde considera estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil diversos e que tenham impacto socioeconômico. Esses medicamentos são gerenciados e disponibilizados aos usuários portadores de doenças que configuram problemas de saúde pública através de Programas Estratégicos, que seguem protocolos e normas específicas.

O Programa Mais Remédios também dispõe de medicamentos e imunobiológicos contemplados neste Componente, que são adquiridos pelo Ministério da Saúde e abrangem os seguintes programas: DST/AIDS (Antiretrovirais); endemias focais (malária, leishmaniose, doença de chagas e outras doenças endêmicas); hanseníase; tuberculose; talidomida para lúpus eritematoso sistêmico, doença do enxerto x hospedeiro e mieloma múltiplo; doenças hematológicas e hemoderivados; influenza e os medicamentos e insumos para o controle do tabagismo.

Quanto à sua operacionalização pela Semus, a Central de Medicamentos recebe, armazena e distribui os medicamentos estratégicos e imunobiológicos (soros e vacinas) a todas as unidades de saúde do município.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.