Samu aniversariou dentro da programação do aniversário de Bacabal

Samu aniversariou dentro da programação do aniversário de Bacabal

99
0
COMPARTILHAR

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 14 anos de fundação no município de Bacabal. A solenidade de comemoração da data aconteceu na manhã de segunda-feira, 15, na sede do órgão localizada na Rua Florêncio Monteiro, Centro.

O Samu foi implantado em Bacabal no dia 15 de abril de 2005 e trabalha para garantir o acesso universal aos serviços de saúde. O serviço atua dentro do conceito de rede com as unidades hospitalares: Hospital Geral de Bacabal, Hospital Municipal Materno Infantil e Hospital Geral Dra. Laura Vasconcelos.

Marlene Ferreira de Farias, diretora do Samu, explicou a dinâmica do atendimento do serviço, que começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. “Ao longo destes 14 anos de existência, já realizamos mais cem mil atendimentos a pessoas em situações de urgência. Esse número engloba orientações médicas, e envio de ambulâncias para atender urgências de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. A missão da equipe do SAMU é salvar vidas!” destacou.

O Samu 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, auxiliares de serviços gerais, telefonistas, radio operador, enfermeiros intervencionistas, coordenadores, vigilantes, auxiliares administrativos e condutores. No total são 92 profissionais que trabalham com a maior dedicação para atender o povo de Bacabal.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Lula, parabenizou cada profissional pela dedicação e compromisso em salvar vidas. Ele também falou sobre a assiduidade da diretora, Marlene Farias, em acompanhar de perto todos os processos do órgão com a intenção de gerar sempre um atendimento de qualidade para população.

Já o deputado Roberto Costa, foi enfático ao relembrar as condições em que o prefeito Edvan recebeu o órgão, e como foi possível uma verdadeira reestruturação que gerou a valorização de cada profissional.

“Os profissionais do Samu são um exemplo de dedicação. Não são chamados na hora de festas, pelo contrário, são lembrados na hora da agonia e do sufoco. Naquele momento tão difícil em que temos um bacabalense com sua vida em perigo. E com a graça de Deus, eles vão até a ocorrência no menor espaço de tempo possível,” ressaltou o prefeito Edvan Brandão.

O prefeito de Bacabal citou ainda o processo de revitalização que o Samu obteve em sua gestão. Foram realizados vários serviços desde a implantação de placas de sinalização nos ambientes até a compra de equipamentos para o pronto atendimento. Manutenção dos aparelhos de ar condicionado, reforma e pintura, ajuste no local para repouso dos profissionais separados por gêneros e com ambiente climatizado, compra de máscaras de alta concentração, reanimadores neo natal, mantas térmicas, mala kit trauma, cintos e manutenção e compra de peças para as unidades.

A solenidade contou ainda com uma simulação de atendimento, feita pelo Núcleo de Educação do Samu, que atraiu a atenção de todos pelo desempenho em técnicas usadas em um regaste de vítima de acidente automobilístico.

Ao som da banda Santa Cecília foi entoado os parabéns, e em seguida o público participou de um coffee break especial.

A cobertura fotográfica é de Denise Marques/Assecom.

 

 

RESPONDER