6ª Conferência Municipal das Cidades de Bacabal discute desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável
A 6ª Conferência Municipal das Cidades de Bacabal, realizada no dia 17 de junho, no Universidade Federal do Maranhão, reuniu representantes do poder público, sociedade civil e comunidade para discutir e construir propostas voltadas ao desenvolvimento urbano da cidade. O evento teve como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social.”
Para iniciar a conferência de forma especial, o público prestigiou a apresentação teatral “Fogaréu”, encenada pelas crianças da Unidade de Ensino Fundamental Marinésio Leite, sob orientação das professoras Lizandra e Ravilla. Em seguida, o letrólogo Francisco Luciano apresentou sua declamação autoral “Maribondos e Borboletas”, proporcionando uma reflexão poética sobre as transformações urbanas e sociais da cidade.
A conferência municipal é uma etapa essencial para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, sendo um instrumento de gestão democrática da política urbana. O encontro tem como objetivo principal mobilizar, sensibilizar e promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para a formulação de propostas, avaliação da execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e eleição dos conselheiros nacionais.
Durante o evento, foram debatidos os desafios do desenvolvimento urbano de Bacabal e construídas propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual das Cidades. Os participantes trabalharam coletivamente em cinco eixos temáticos:
Políticas de habitação e regularização fundiária da PNDU; Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; Política de saneamento básico da PNDU; Controle social e gestão democrática das cidades; e Gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas e financiamento da PNDU: mecanismos fiscais e extrafiscais de âmbito local.
A 6ª Conferência Municipal das Cidades conecta Bacabal à agenda nacional de desenvolvimento urbano, amplifica a voz da população e contribui para a construção de políticas públicas mais democráticas, inclusivas e sustentáveis, reforçando a importância da participação ativa da sociedade na construção do futuro da cidade.