Dia da Independência: desfile com mais de 2 mil participantes promete ser histórico em Bacabal

Dia da Independência: desfile com mais de 2 mil participantes promete ser histórico em Bacabal

access_time

O desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil promete ser um dos maiores eventos realizados pela Prefeitura de Bacabal neste ano. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento vai reunir 2.400 participantes desfilando na avenida Getúlio Vargas.

Previsto para iniciar às 16 horas, o desfile aborda o tema “Brasil de etnias, cores e amores”. Patrícia Teles, secretária adjunta de Educação explica: “A intenção com a abordagem desse tema é levar a população à curiosidade de desvendar e explorar contextos sociais antepassados e contemporâneos que formam a identidade cultural e social do Brasil”.

Organização inclui ambulâncias e motolâncias

O trajeto do desfile será o mesmo de anos anteriores. Com a concentração de alunos próximo da antiga usina Biasa e nas ruas transversais (Teixeira Mendes, Cleomenes Falcão, Valentim Brito) e a dispersão na Praça Silva Neto. O palanque oficial será montado na esquina da Getúlio Vargas com a avenida Carlos Sardinha.

Em pontos estratégicos, serão instalados banheiros químicos para uso da população que vai assistir o evento e para os participantes. Também estarão de prontidão ambulâncias e motolâncias do Samu, com equipes da secretaria de Saúde e viaturas do 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

A realização do desfile no final da tarde, objetiva propiciar uma menor exposição ao sol e as altas temperaturas desse período do ano. Mesmo assim, a secretaria de Educação distribuiu uma cota de água mineral para cada escola que vai desfilar e também instalou dez pontos de distribuição de água em todo o percurso do desfile.

Todo o evento será narrado, com explicação do contexto histórico e a descrição sobre a apresentação de cada escola. Neste ano os responsáveis pela apresentação serão Wanderson Ricardo, Leonardo Lima e Valquíria Fernandes.

Dia da Independência: desfile com mais de 2 mil participantes promete ser histórico em Bacabal

Durante a semana, a secretária de Educação, Rosilda Alves, reuniu com diretores de escola e coordenadores, para falar sobre o evento. Rosilda Alves esclarece: “O evento é uma festa democrática e popular. O prefeito Edvan Brandão tem o maior prazer em proporcionar essa festa através da secretaria de Educação com o apoio de todas as secretarias e órgãos do Município. Também contamos com parceiros como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Ministério Público, Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus e Colégio Militar Tiradentes. Este ano falaremos da nossa brasilidade, abordaremos a maranhensidade até chegarmos à bacabalensidade, contemplando os 103 anos do nosso município. Por isso o convite é para que todos os bacabalenses participem dessa grande festa”. 

Dia da Independência: desfile com mais de 2 mil participantes promete ser histórico em Bacabal

Fotos:Denise Marques/ Arquivo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
folder_opentags