Prefeitura de Bacabal realiza a XI Conferência de Saúde

Prefeitura de Bacabal realiza a XI Conferência de Saúde

access_time

11ª Conferência de Saúde do Município de Bacabal foi realizada ontem, 09, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Com o tema: “O SUS na pandemia e pós pandemia: Os desafios da atenção primária em saúde no enfrentamento da Covi-19 e pós-pandemia na vida da população”, profissionais da saúde, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e dos poderes Executivo e Legislativo debateram temas que foram divididos em três eixos: Fortalecimento da atenção primária; Fortalecimento da atenção especializada e Fortalecimento da vigilância em saúde.

“O conselho tem esse papel de organizar a sociedade, para discutir as suas ações. Ações que são executadas pela Secretaria Municipal de Saúde para população. E nós enquanto Conselho temos essa função de coordenar e fiscalizar para que esses serviços cheguem a contento”, disse Kleidylan Bezerra, presidente do CMS.

O vereador Alberto Sobrinho, vice-presidente da Câmara de Bacabal, esteve representando o Poder Legislativo. Para ele, são as ações do Conselho Municipal de Saúde que favorecem o fortalecimento do SUS e é na conferência de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes.

Prefeitura de Bacabal realiza a XI Conferência de Saúde

Já o Superintendente de Atenção à Saúde, Luciano Martins, destacou o papel decisivo de enfermeiros e técnicos em enfermagem durante o período pandêmico e a importância do Sistema único de Saúde na vida da população brasileira.

Michael Jackson que é o gestor da Regional de Saúde de Bacabal também esteve presente na conferência. Ele disse: “É um diálogo é uma discussão necessária. E onde nós queremos chegar? O que nós passamos nesse contexto pandêmico? Isso tudo tem que ser avaliado e a conferência é esse espaço democrático que faz com que a gente faça essas perguntas e encontre respostas”.

Prefeitura de Bacabal realiza a XI Conferência de Saúde

O secretário Municipal de Saúde James Soares, representou o prefeito Edvan Brandão no evento. Ele lembrou das lutas enfrentadas no combate à pandemia e do papel decisivo do prefeito Edvan Brandão. “Foi um momento difícil pra todo mundo o combate ao coronavírus. Por isso, são muitos os aspectos que precisam ser avaliados, debatidos sobre o que enfrentamos, como estamos lidando no momento e ainda o que virá depois. Destaco aqui que em Bacabal tivemos o apoio do prefeito Edvan Brandão, que foi um gestor que esteve sempre conosco, nos ajudando nessa guerra. Portanto, hoje, junto com a sociedade e os munícipes estamos elaborando propostas que visam o melhoramento e fortalecimento SUS”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
folder_opentags