Prefeitura de Bacabal faz entrega de tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Laires Bispo, presidente do sindicato dos ACS enalteceu a iniciativa Fotos: Melquisedeque Morais

A Prefeitura de Bacabal através da secretaria Municipal de Saúde entregou na manhã de sexta-feira, 14, 250 tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), para utilização no dia a dia de trabalho. O evento contou com a participação do prefeito Edvan Brandão, da vice-prefeita Graciete Lisboa, do secretário Municipal de Saúde James Soares, além de vereadores e o deputado estadual Roberto Costa.

Os equipamentos contém o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas e darão mais agilidade ao serviço. Essa modernização visa extinguir as fichas de papel permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e eficiente através da utilização do aplicativo e-SUS, fornecendo ao sistema de saúde, um diagnóstico mais completo da realidade dos usuários.

Com a entrega dos tablets, o Município cumpre a primeira etapa para a implantação do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão, onde visa informatizar e interligar todas as Unidades Básicas de Saúde.

Prefeito Edvan Brandão discursou ontem durante a cerimônia de entrega dos tablets

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Bacabal essa era uma reivindicação antiga da categoria, que foi atendida pela gestão do prefeito Edvan Brandão. “Esse Tablet já é uma reivindicação nossa nas gestões anteriores. E como o Ministério da Saúde hoje preconiza que o atendimento seja informatizado, então esse é o pontapé inicial. Estamos aqui parabenizando o prefeito Edvan por tão acertada escolha que é cumprir com essa meta,” destacou Laíres Bispo.

James Soares, secretário Municipal de Saúde falou que essa era uma demanda bastante necessária e que agora o trabalho dos ACS terá mais precisão e agilidade. “É um momento ímpar pra saúde de Bacabal que estamos vivendo de forma geral e aqui atendemos a mais uma demanda dos nossos ACS que é a entrega do tablet onde fomos cobrados pois gera facilidade na execução do trabalho porque não precisarão mais está preenchendo várias fichas manuais”, afirma.

Deputado Roberto Costa participou da entrega de tablets

Em sua fala, o deputado estadual Roberto Costa destacou a importância do trabalho do ACS no atendimento de saúde da população. “O Agente de Saúde tem um papel fundamental no sistema de saúde porque ele termina sendo a figura do sistema de saúde mais próxima à população. E eu fico feliz em ver mais uma vez as ações da prefeitura levando direitos e garantindo a qualidade de trabalho dos profissionais da prefeitura de Bacabal”.

“Pra mim tá sendo um dia muito especial porque é um equipamento que facilita muito o trabalho da gente na nossa comunidade. A gente aguardava isso há uns seis anos então hoje assim, o nosso coração se enche de alegria”, revelou a ACS Silvia Maria de Albuquerque.

Já o prefeito Edvan Brandão lembrou da importância dos ACS sobretudo no período no combate a pandemia da Covid-19. Edvan agradeceu e reconheceu a importância do ACS pois “é quem faz o atendimento do povo lá em suas casas e conhece a necessidade dos moradores bem perto,” afirmou.

“Eu tenho procurado de todas as formas valorizar essas pessoas no seus trabalhos e hoje nós estamos acompanhando o sistema de Saúde do nosso país. Bacabal vive um novo momento e eu estou muito feliz aqui juntamente com todos eles dando condições para um trabalho cada vez melhor em prol de uma cidade melhor”, disse o prefeito de Bacabal Edvan Brandão.

Mayra Sampaio, secretária adjunta de Saúde, entrega tablet para uma ACS.